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Central de Ajuda de Viagens El Corte Inglés
Precisa de ajuda? A partir daqui, pode entrar em contacto com um agente de Viagens El Corte Inglés para efetuar uma nova reserva, modificar ou cancelar reservas já realizadas, ou resolver qualquer outra dúvida. Além disso, pode consultar as respostas às Perguntas Mais Frequentes dos nossos utilizadores.
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Horário: de segunda a sextadas 09:30 às 19:00 e sábados das 10:00 às 14:00. Encerra aos domingose feriados
Perguntas frequentes de voos
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Com que antecedência devo apresentar-me no aeroporto?
Deverá apresentar-se nos balcões de check-in da respetiva companhia aérea com tempo suficiente, tendo sempre em conta os diferentes tempos de espera nos mostradores, dos controlos de segurança, as possíveis distâncias entre portas de embarque, etc...
De forma geral, recomendamos aos passageiros que se apresentem junto aos balcões de check-in com uma hora e meia de antecedência no caso de voos nacionais e pelo menos duas horas e meia no caso de voos internacionais, sempre tendo em conta as indicações anteriormente referidas.
Em regra geral, conte que as companhias aéreas só encerram o embarque 40 minutos antes da saída do voo, negando a entrada a qualquer passageiro a partir desses momento.
Como recebo o meu bilhete de avião depois da compra?
Ao efetuar a sua compra de bilhetes de avião, recebe um “bloqueio de reserva”.
Após recebera uma mensagem do departamento de “Venda Telefónica” a pedir o pagamento mediante referencia multibanco ou link UNICRE.
Após fazer o pagamento, recebera o seu "bilhete eletrónico", ou seja, uma modalidade de bilhete que não requer o envio físico de documentação. Após a compra indicaremos o localizador da sua reserva, que deverá apresentar no balcão de check-in da companhia aérea no aeroporto, juntamente com o seu Cartão do Cidadão / Passaporte, no dia da saída do seu voo.
Para sua comodidade, após a compra, enviaremos um e-mail para o seu endereço de correio eletrónico que nos indicou, juntamente com os detalhes da sua reserva, juntamente com o respetivo localizador.
Recordamos que também deverá realizar o check-in do seu voo diretamente com a companhia aérea. A maioria das companhias permitem-no entre 24 e 2 horas antes da partida do voo, através das suas páginas web, sem ter de sair de casa, ou diretamente no aeroporto. Em caso de dúvidas, verifique o prazo diretamente com a companhia aérea. Não obstante, recordamos que isto não o isenta de passar pelo balcão de check-in no caso de despachar uma ou mais malas, por isso recomendamos que, em qualquer caso, observe sempre os tempos de antecipação correspondentes.
Poderá acontecer que a companhia aérea não tenha habilitada a função de check-in online através da sua página web para determinadas rotas aéreas, pelo que, nesse caso, deverá fazê-lo diretamente no aeroporto.
Que documentação devo levar para o voo?
As companhias aéreas exigem a apresentação do Cartão do Cidadão ou Passaporte a todos os passageiros e em todos os voos para verificar a identidade dos viajantes. O documento necessário depende do seu itinerário: Se vai voar entre destinos dentro de Portugal, ou outro país pertencente ao espaço Schengen, necessita de Cartão do Cidadão ou Passaporte. Para o resto dos destinos internacionais irá necessitar de Passaporte.
Recorde-se de levar também o localizador da reserva que deverá receber ao realizar a compra. Os menores também deverão viajar convenientemente identificados e devidamente autorizados, pelo que recomendamos consultar a recomendação de viagens de menores no www.sef.pt. A documentação será solicitada tanto nos balcões de check-in como nas portas de embarque.
Recordamos que é da sua responsabilidade informar-se previamente e fazer cumprir todos os requisitos necessários para realizar a viagem e entrar no país de destino (passaporte, visto, vacinas, ou inclusivamente apresentar o bilhete do voo de regresso em caso de adquirir apenas o de ida, etc...), não tendo direito a nenhum tipo de reembolso em caso de lhe ser visto negado o embarque por não cumprimento dos requisitos exigidos para o efeito. Consulte as condições necessárias para viajar em: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/
No caso de tratar-se de uma reserva identificada por "residentes" deverá verificar que dispõe da documentação oficial correspondente, que deverá ser apresentada no momento de recolher o bilhete na agência de viagens (se aplicável), no momento do check-in no aeroporto, e previamente ao embarque juntamente com a documentação pessoal de cada viajante (Cartão do Cidadão, Passaporte, Autorização de residência, Visto, etc...).
Que faço se o nome de um passageiro ultrapassa o número máximo de caracteres?
As companhia aéreas exigem que os nomes e apelidos dos passageiros sejam refletidos na reserva exatamente como aparece no Cartão do Cidadão ou Passaporte, mas algumas delas aplicam um número máximo de caracteres que não deve ser ultrapassado. Se durante o processo de compra, a companhia aérea seleccionada impõe um número máximo de caracteres, avisá-lo-emos e, se o seu nome e apelido o ultrapassar, não utilize abreviaturas nem manipule os nomes, pois a companhia poderá negar-lhe o embarque por razões de segurança. No seu lugar, efectue a sua reserva em qualquer agência de Viagens El Corte Inglés onde os nossos agentes confirmarão a reserva com a total segurança.
Quantos quilos de bagagem posso levar no voo?
Regra geral, nos voos, as franquias de bagagem oscilam entre os 20kg e 23kg por passageiro. Confirme a franquia de bagagem diretamente com a companhia aérea para uma informação mais exaustiva.
Nos voos low cost, aconselhamos a consultar diretamente a normativa da própria companhia aérea, onde na maior parte dos casos a bagagem não está incluída no preço do bilhete.
Bagagem de mão: Por motivos de segurança aérea, está permitido unicamente subir para a cabine uma mala de mão por pessoa e recordamos que algumas companhias podem obrigá-lo a entregar a bagagem de mão no momento do embarque para o avião para transportá-la para o porão.
De forma geral, o peso máximo permitido para bagagens de mão é de 6kg-10kg, dependendo da franquia de bagagem da companhia aérea; e as suas medidas não devem exceder os 55cm x 40cm x 20cm. Não obstante, aconselhamos sempre que esta informação seja reconfirmada com a própria companhia aérea, tanto que o peso e medidas específicas podem variar em cada caso.
Que inclue o preço do voo?
O preço do voo inclui:
- As taxas de aeroporto;
- O preço base da reserva, como quem diz, o preço voo marcado pela companhia aérea.
No momento de efetuar a sua reserva e em função da tarifa selecionada, informar-lhe-emos se o seu bilhete inclui as franquias de bagagem ou se está como custo adicional.
É necessário confirmar o horário de viagem antes da partida do voo?
EM RESERVAS DE LINHA REGULAR:
Informamos que a Venda Telefónica de Viagens El Corte Inglés entrará em contacto consigo através de um e-mail para informá-lo às alterações eventualmente efetuadas por companhias aéreas e que possam afectá-lo. No caso de não concordar com as alterações realizadas, receberá um no mesmo correio electrónico outras opções disponíveis.
É importante ter em conta que este departamento responde unicamente via correio electrónico, pelo que deverá responder para esse mesmo correio electrónico.
Qual a política de cancelamento e modificação de reservas de voos?
A política de alterações e cancelamento de reservas das Viagens El Corte Inglés está indicada nas Condições Gerais que tem sempre disponível. Para além disso, poderá também consultá-las, antes de confirmar a sua reserva, nas condições que irá ver durante o processo de compra de voos.
Imformamos que Viagens El Corte Inglés cobra sempre umas despesas de reserva de 18 euros por transacção.
Não obstante, poderá contratar o seguro de viagens que além das coberturas de viagem cobre os gastos de cancelamento de Viagens El Corte Inglés e os gastos de anulação do fornecedor até um máximo de 600€ sempre que seja por causas justificadas incluídas na póliza. Mais informações e condições na área de "Seguros de Viagem" que encontrarás nas nossas Condições Gerais.
Para realizar alterações ou cancelamentos liga para o nosso Departamento de Assistência. Tenha em conta que no caso de ter selecionado a opção "levantar na delegação" deverá contactar com a agência onde colocou a reserva.
Vistos e outras informações dos destinos
Para informações sobre vistos e outras informações dos destinos, consulte:
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/conselhos-aos-viajantes
Posso marcar o meu lugar na reserva?
Por norma, sim é possível seleccionar assento nos voos de linha regular até 24 ou 48 horas antes da saída. Não obstante, existem circunstâncias em que não é possível, por exemplo, se estiver estabelecido nas condições da tarifa que seleccionou ou quando se tratar de voos operados por uma companhia aérea diferente. A selecção pode ser feita durante o check-in da própria companhia com o localizador da reserva que lhe enviarmos após a compra dos seus bilhetes.
Se não for possível a selecção de lugar, consulte diretamente a companhia aérea contactando telefonciamente ou através dos seus balcões no aeroporto.
Como posso solicitar a fatura da minha compra de bilhetes de avião?
Pode solicitar a fatura de qualquer produto contratado através da nossa venda telefónica:
- O localizador da sua reserva
- O nome da pessoa física ou nome da empresa titular para a emissão da fatura
- NIF
- Morada completa com código postal e cidade
Enviar-lhe-emos a fatura através de e-mail. Não obstante, se desejar receber o original na morada indicada, poderá solicitar aquando a recepção do e-mail.
Quem se considera menor e que documentação deve levar?
Em companhia de linha regular:
Para as companhias de linha regular, um menor é a pessoa que não tenha cumprido os 18 anos de idade à data do voo.
Bebé: É o menor que à data do voo não tenha cumprido os 2 anos de idade. Viaja sem ocupar assento, acompanhado por uma pessoa maior de 18 anos, pagando uma percentagem variável da tarifa do adulto.
Criança: É o menor que havendo cumprido os 2 anos de idade, não completando os 12 anos à data do voo e viaja sempre acompanhado por uma pessoa maior de 18 anos. Viaja ocupando assento, retirando uma percentagem variável da tarifa de adulto.
Jovem: É o menor que havendo cumpridos os 12 anos de idade, não completando os 18 anos à data da saída do voo e viaja sem acompanhante, e/ou com assistência no voo caso seja necessário. Viaja com tarifa de adulto.
Sobre a documentação a levar:
Em viagens nacionais: Os menores devem viajar sempre devidamente identificados com o seu Cartão do Cidadão / Passaporte.
Em viagens internacionais: Recomenda-se, de forma geral, que sempre que viaje com um menor sozinho, acompanhado por um progenitor ou por terceiras pessoas, se verifique as seguintes condições:
- Levar consigo a autorização expressa, neste caso, dos pais, do progenitor ausente ou de quem exerça legalmente o poder paternal.
- Levar os documentos de viagem ordinários (Passaporte ou Cartão do Cidadão, consoante o caso).
- Levar consigo a documentação que faça prova a filiação e poder paternal segundo em cada caso e país de destino.
A exigência em relação ao tipo de autorização e circunstâncias em que é requerida esta documentação é muito variável segundo o país de destino e a sua legislação e costumes locais. Em caso de dúvida, é conveniente consultar com a Embaixada ou Consulado do país de destino.
Como posso solicitar o serviço de menor não acompanhado?
As companhias aéreas contemplam diferentes formas de efetuar esta classe de reservas com menores não acompanhados e, de facto, nem todas oferecem este serviço. Por essa razão, sempre que necessite de efetuar uma reserva com menores não acompanhados deverá dirigir-se com suficiente antecedência a sua agência de Viagens El Corte Inglés onde os nossos agentes efetuarão a sua reserva com total segurança. Algumas companhias requerem que seja o cliente a realizar essa solicitação, em todo o caso, os nossos agentes indica-lo-ão para que possa completar a reserva.
Recorde que o serviço de menores não acompanhados deve ser solicitado com a devida antecupação, preferivelmente antes da saída do seu voo, e que pode ser sujeito a suplemento que difere em função da companhia aérea com a que vai voar. Os nossos agentes informarão do valor a pagar no momento da reserva, assim como a sua forma de pagamento.
Os menores não acompanhados serão aceites sempre que cumpram os seguintes requisitos:
- Que a solicitação de assistência para um menor durante o voo tenha sido confirmada por parte da companhia aérea com antecedência.
- Que uma pessoa adulta acompanhe o menor ao aeroporto de saída, realize os trâmites necessários para o embarque do mesmo, tendo presente o oportuno descargo de responsabilidade, e espere até que o avião descole.
- Quando a viagem requeira stop-over (com interrupção programada de viagem), será necessário que uma pessoa adulta recebe e acompanhe o menor a estas escalas, encarregando-se dos trâmites necessários para o seu reembarque e esperar que que o avião descole. Este ponte dependerá da rota, de uma companhia que opere os voos e do tipo de paragens realizadas durante o trajeto.
- Que um adulto se tenha a cargo um menor e esteja presente no aeroporto de chegada à hora prevista de aterragem do voo, identificando-se ao pessoal da companhia para a recepção do menor.
Que condições existem para solicitar menores não acompanhados?
Os menores não acompanhados não serão aceites nos voos com código compartilhado, ou seja, aqueles voos que não sejam unicamente operados pela própria companhia aérea. As companhias aéreas aceitarão em cada voo um número máximo de menores não acompanhados e com assistência no voo confirmado com antecedência. Esta limitação dependerá de cada companhia aérea. Não é possível solicitar assistência para um menor de 5 anos ainda não feitos, e também não serão aceites em voo sem ser acompanhado por um adulto. Para menores entre 12 e 18 anos que voem sozinhos a destinos internacionais, também haverá que solicitar assistência, e/ou um pedido especial de aceitação nos ditos voos se a assistência não for necessária.
Algumas companhia aéreas, entre as quais as de baixo custo, no oferecem serviço de assistência a menores de 14 anos.
Que devo ter em conta quando viajar para os Estados Unidos?
Se vai viajar para os Estados Unidos, deve obter previamente uma autorização de viagem eletrónica através do ESTA (Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem) antes de embarcar num transporte para viajar por ar ou mar para os Estados Unidos da América.
O site do ESTA é: https://esta.cbp.dhs.gov/esta/
Complete as linhas do formulário de solicitação em português com pelo menos 72 horas de antecedência à viagem. Na maior parte dos casos receberá resposta em poucos segundos, como autorização aprovada, viagem não autorizada ou autorização pendente. Se necessitar de mais informações visite: http://www.CBP.gov/travel
Além disso, nos voos dentro, desde ou para os Estados Unidos, existe a proibição estabelecida pelo US DOT (Department of Transportation) de levar, tanto na bagagem de porão como na cabine, produtos considerados como sendo perigosos. Consideram-se produtos perigosos:
- Baterias de lítio de tamanho grande e em grande quantidade
- Explosivos/Fogos artificiais
- Fluidos para carregar isqueiros
- Fósforos
- Garrafas de oxigénio/Oxigénio líquido
- Líquidos inflamáveis
- Pesticidas/Venenos
- Substâncias corrosivas
Em caso de dúvida, recorde-se de rever a listagem atualizada de produtos perigosos.
Por último, assegure-se de que os dispositivos eletrónicos que leve na sua bagagem de não, tenham as baterias carregadas e que se encontrem em bom estado.
Recorde-se que os Estados Unidos não é o único país que exige a obtenção prévia de uma autorização de viagem. Informe-se da documentação necessária para o seu destino consultando o site do https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/
Que significa "Preço final desde o primeiro passo"?
Nas Viagens El Corte Inglés presumimos oferecer-lhe sempre o "preço final desde o primeiro passo", o que significa que quando elege o seu voo na janela de resultados de busca, o nosso sistema apresenta-lhe a continuação do valor final da sua reserva incluindo qualquer conceito adicional necessário para a mesma (tais como os encargos de emissão). Outras agências de viagens jogam em ocultar-lhe esses encargos e outros adicionais até ao último momento da sua reserva incrementando o valor final e a compensar-lhe com qualquer outro desconto que lhe tenha podido aplicar previamente.
Nas Viagens El Corte Inglés, ao contrário, cremos numa política de preços transparentes e honesta que permita aos nossos clientes localizar e comparar de forma rápida, prática e simples os nossos preços. Reserve o seu voo em www.viagenselcorteingles.pt e faça-o sem surpresas!
Posso usar o segmento de volta de um bilhete de ida e volta se não tiver usado a ida?
A maior parte das companhias aéreas, se não realizar o voo de ida (não se apresentar), cancelam automaticamente o da volta, impedindo o seu uso e aplicando as condições de cancelamento em caso de não apresentação.
Posso adicionar à minha reserva serviços adicionais tais como levar animais de estimação, cadeira de rodas, etc... se se tratar de um voo operado por outra companhia aérea?
Aquelas reservas realizadas com uma companhia aérea diferente da que opera o voo não admitem a inclusão de serviços adicionais. Neste caso, consulte a possibilidade de contratar estes serviços diretamente com a companhia.
Perguntas frequentes de hotéis
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Que documentação devo apresentar na minha chegada ao hotel?
Uma vez que tenha efetuado a sua reserva de hotel, receberá um e-mail com a confirmação da reserva, no endereço de e-mail informado por si no processo de compra. Encontrará o numero de referência, detalhes de todos os serviços contratados e o voucher de hotel, que deverá imprimir e apresentar à sua chegada no estabelecimento, no dia de entrada, bem como o cartão de cidadão ou passaporte do titular da reserva.
Quais são os horários habituais para entrada e saída nos hotéis?
Na maioria dos hotéis, o horário internacional de entrada é a partir das 15h00 e a saída entre as 11h00 e as 12h00, mas alguns estabelecimentos podem alterar esta norma. Consulte as condições na pagina de informação do estabelecimento na nossa pagina Web, especialmente as condições associadas à sua tarifa no momento em que está a fazer a reserva.
O horário mais usual para entrada em apartamento é a partir das 17h00, sendo a saída antes das 10h00. O horário para recolha das chaves é, habitualmente, das 17h00 às 20h00. Não obstante, alguns estabelecimentos podem alterar estes horários. Consulte as condições na página do estabelecimento na nossa pagina Web e verifique o horário diretamente com a Receção do estabelecimento.
Alguns estabelecimentos (mais frequentemente os apartamentos, mas não exclusivamente) podem solicitar no momento de efetuar a reserva, um depósito ou uma garantia. Esta é uma medida de prevenção para eventuais danos ocasionais e poderá ser feita através de cartão de crédito. Será reembolsado no dia de saída, depois de verificado e comprovado que não houve quaisquer danos.
Poderá haver circunstâncias em que o cliente que finaliza a sua estadia e o cliente que inicia a sua estadia coincidam no mesmo horário. Perante esta situação, o cliente que está a iniciar a estadia deverá conceder uma margem de tempo para a preparação do seu alojamento. Esta situação tem maior probabilidade de acontecer em época alta.
Tenho que adicionar as crianças ou bebés na reserva?
Sim, é necessário incluir TODAS as pessoas físicas que vão fazer uso da estadia no hotel contratado, independentemente de ser bebé, criança ou adulto.
Esta informação é importante para que o estabelecimento possa prever as pessoas que vão alojar-se, assim como as idades dos ocupantes, pois em algumas tipologias de quartos, pela disposição das mesmas ou por normativa legal, não é possível adicionar uma cama extra ou berço para o bebé.
Tenho de avisar que levo berço ou se necessito de um para a minha estadia no hotel?
Sim, em ambas as situações deverá contactar com o hotel diretamente e informar se vai levar o seu próprio berço ou se é necessário solicitar um. Por favor note que o pedido de berço poderá ter um custo adicional. O pagamento será efetuado diretamente no estabelecimento.
Quais as diferenças entre os regimes alimentares?
Se a sua reserva inclui um regime alimentar, deverá ter em conta que, em geral, não inclui bebidas exceto que o indique expressamente, pelo que as mesmas deverão ser pagas diretamente no estabelecimento.
O estabelecimento poderá modificar sem aviso prévio o serviço de comidas, por exemplo, segundo o dia de semana ou por motivos de ocupação. No geral, a meia pensão consiste no pequeno-almoço e jantar mas poderá alterar em função do estabelecimento, pelo que deverá confirmar diretamente com este. Se por motivo de atraso, independentemente do motivo, perder algum serviço de restaurante correspondente ao regime alimentar contratado, não existe direito a reembolso. Os passageiros alojados gratuitamente em casas extra ou berços poderão não ter incluído o regime alimentar, tendo que ser pago diretamente.
Não é possível efetuar alterações do regime alimentar incluído nas reservas efetuadas.
Assim, de forma a ter informação e significado sobre os tipos de regimes alimentares e suas siglas, apresentamos os possíveis regimes contratados:
- SA: Só alojamento
- PA ou HD: Alojamento e pequeno-almoço
- MP: Meia pensão, quer dizer, Pequeno-almoço e, geralmente, jantar.
- PC: Pensão completa, quer dizer, pequeno-almoço, almoço e jantar. Por favor note que, regra geral, as bebidas não estão incluídas.
- TI: Tudo incluído, quer dizer, os serviços de PC mais o especificado em cada caso.
- SP: Segundo programa (a consultar com o próprio estabelecimento)
- HM: Primeiro dia só alojamento, segundo dia Meia pensão e o terceiro, pequeno-almoço. Esta combinação costuma dar-se em pacotes de neve ou escapadas de fim de semana: Sexta a Domingo.
Posso levar o meu animal de estimação?
Só poderá levar o seu animal de estimação no caso em que assim se indique expressamente em «Serviços e condições»que encontrará na ficha do estabelecimento na nossa pagina Web. Trata-se de um serviço especial que alguns hotéis oferecem e que consiste na admissão de animais domésticos de companhia (geralmente cães). Este serviço costuma ser pago como suplemento no hotel.
Por favor note que deverá reconfirmar as condições de admissão de animais pelo alojamento no momento de efetuar a reserva (tipo, raça, peso, apresentação de boletim de vacinas, etc). Deverá ter em conta que, apesar de serem permitidos, os animais podem ter limitada a sua presença em determinadas zonas do estabelecimento. Em qualquer caso, a aceitação destes fica sempre sujeita a confirmação do estabelecimento.
Como posso reservar um lugar de garagem no hotel?
Uma vez efetuada a sua reserva de hotel, contacte diretamente o estabelecimento para consultar a disponibilidade de lugares de garagem. Estes lugares são limitados pelo que recomendamos que, caso o estabelecimento o permita, que o reserve antecipadamente.
Tenho que pagar taxas turísticas ou estão incluídas no preço do hotel?
Alguns destinos requerem pagamento da chamada «Taxa Turística», «Taxa Local» ou similar («Eco-taxa», «Taxa de prestação de serviços adicionais», etc). Tratam-se de encargos que se cobram localmente no hotel e no destino e normalmente não estão incluídos no preço da tarifa de alojamento do nosso site, No caso de sua reserva estar sujeita a esta Taxa e esta seja paga diretamente ao hotel, procure a informação no campo «Condições de Reserva» durante o processo de reserva.
Como poderei alterar ou cancelar a minha reserva de hotel?
Para realizar alterações ou cancelamentos, ligue para nosso Departamento de Venda à Distância. Confirme o nosso horário
Notificações e informações por parte do Hotel
O hotel poderá entrar em contacto direto consigo através do seu endereço de e-mail para alguma consulta ou informação que necessite (confirmar hora de check-in, recolha de chaves) ou por possíveis situações (Overbooking, obras no estabelecimento, etc).
Quais os gastos de cancelamento ou de alteração tem a minha reserva de hotel?
Despesas de modificação:
Caso a reserva permita alterações, para além das despesas de modificação da reserva aplicadas pelo fornecedor (se houver), Viagens El Corte Inglés aplicará as seguintes despesas de gestão:
· Despesas de gestão para modificação de reservas de voos: 20€ por pessoa.
· Despesas de gestão para modificação de reservas de hotel: 20€ por reserva.
Despesas por cancelamento:
Além das taxas de cancelamento de reserva aplicadas pelo fornecedor (se houver), Viagens El Corte Inglés aplicará as seguintes despesas de gestão:
· Despesas de gestão para cancelamento de reservas de voos: 20€ por bilhete
· Despesas de gestão para cancelamento de reservas de hotel: 20€ por reserva
Estes custos serão aplicados independentemente do momento em que for solicitada a alteração ou cancelamento da reserva.
Lembre-se que o nosso site irá sempre informá-lo antecipadamente das condições de modificação e/ou cancelamento da reserva, qualquer que seja o produto escolhido.
Se forem reservados mais de 5 quartos no mesmo estabelecimento, mesmo que sejam reservados separadamente, o hotel poderá considerá-los uma “reserva de grupo” e, portanto, aplicar uma política de alteração e cancelamento diferente da aqui indicada. Informe-se sobre estas condições contactando-nos por telefone antes de efetuar uma reserva.
Os clientes podem contratar um seguro de viagem que, além da cobertura de viagem, cobre os custos de gestão de cancelamento e modificação das Viajes El Corte Inglés e os custos de cancelamento do fornecedor até um máximo de 600€. Mais informações na seção “Seguros”.
Para realizar alterações ou cancelamentos, ligue para nosso Departamento de Venda à Distância. Confirme o nosso horário
O que faço no caso de não receber a confirmação da minha reserva de hotel?
Primeiramente, por favor verifique se o e-mail de confirmação não se encontra na pasta de spam ou correio indesejado na sua conta de email.
Se não estiver aí, por favor contacte diretamente o nosso Departamento de Venda à Distância. Confirme o nosso horário
Perguntas frequentes de cruzeiros
Ver perguntas
Que documentação devo levar para o cruzeiro?
Recorde-se que deve apresentar à sua chegada a documentação do cruzeiro que o nosso Departamento de Assistência - Documentação lhe fez chegar previamente por correio eletrónico. Dependendo da companhia com que irá realizar o seu cruzeiro, receberá a documentação entre 1 e 2 semanas antes da saída do barco.
Além disso, para embarcar em todos os cruzeiros é necessário ter na sua posse o passaporte em vigor (com validade mínima de 6 meses desde a data de finalização da viagem), assim como a documentação necessária para entrar nos países em que vai realizar escalas. Informe-se previamente da documentação necessária de entrada para cada país que vai visitar, pois alguns podem requerer inclusivamente a gestão previa de um visto de entrada cuja documentação deverá levar também consigo.
Muito importante: É da sua responsabilidade a obtenção dos vistos correspondentes. Em algumas ocasiões será a própria companhia que os facilitará, mas nem sempre, pelo que deverá informar-se. Deste modo, é importante ter em conta as formalidades de imigração junto das alfândega e que variam se a entrada num país é por via aérea, terrestre ou marítima, pelo que se requer que o passaporte tenha uma vigência mínima de 6 meses a contar da data de regresso do cruzeiro.
As crianças e bebés também devem levar o seu próprio passaporte.
Muito importante: O nome e apelidos indicados na reserva devem coincidri exactamente com o que aparecem no passaporte, assim como o lugar, data de nascimento, nacionalidade e número de passaporte. Recorde-se que a mais mínima variação poderá originar uma negação ao embarque e que qualquer modificação desses dados uma vez reconfirmado o cruzeiro poderá levar a gastos de modificação e/ou cancelamento.
Que restrições de idade têm os cruzeiros?
A maioria das companhias exigem uma idade mínima de 6 meses no momento do embarque, e há certos itinerários pelas Caraíbas e América do Sul podem requerer uma idade mínima de 12 meses. Recorde-se que se pode negar o embarque aquelas pessoas que não cumprem estes requisitos. Em caso de dúvidas, consulte o nosso Departamento de Venda Telefónica antes de efetuar a sua reserva.
Devo pagar gratificações no cruzeiro?
As gratificações ou "quota de serviço" é uma norma estabelecida de forma generalizada e obrigatória em todos os cruzeiros. As quantidades estipuladas variam em função da companhia, em que somente estão compreendidas entre 10 e 15 euros por pessoa / dia. Regra geral, esta quantia é entregue na última noite do cruzeiro, onde também é possível que seja carregada diretamente no cartão ao realizar o check-out.
Esta informação é muito geral visto que cada companhia pode ter as suas próprias políticas pelo que lhe pedimos que consulte o nosso Departamento de Venda Telefónica sobre a política da companhia com que vá efetuar a sua reserva.
Que bagagem posso levar no meu cruzeiro?
A maioria das companhias não aplicam restrições de bagagem, pelo que se recomenda ajustar o mesmo a uma mala de 20kg a 23kg de peso. Recorde-se de que não se pode levar objetos elétricos que produzam calor tipo alisadores de cabelo, Samsung Galaxy 7 Notes, transformadores elétricos, etc...
Não obstante, se a sua reserva inclui bilhetes de avião, a tua bagagem deverá cumprir também com a política de bagagem da/s companhia/s aérea/s com que vá voar, assim como a franquia concreta incluída na tarifa com que se efetue a reserva. Esta limitação pode afetar o peso e número máximo de malas, as suas dimensões físicas, etc... Em caso de ultrapassar a franquia estipulada, a companhia aérea pode aplicar um suplemento.
Está permitido levar na cabine, como bagagem de mão, uma mala cujo peso e dimensões máximas é estabelecido por cada companhia aérea e devem-na observar nas medidas de segurança nos aeroporto, que restringem a quantidade de líquidos ou substâncias de consistência similar que os passageiros podem levar consigo.
Como posso pagar as despesas a bordo do meu cruzeiro?
No preço dos cruzeiros está quase tudo incluído mas, tal como ocorre num hotel, não estão os extras tais como as chamadas telefónicas, as bebidas, serviços de massagens, etc... Todos estes extras têm diferentes formas de pagamento de acordo com as companhias mas, de forma geral, nos barcos não se utiliza moedas ou notas, salvo no casino e para alguma máquina recreativas. Um sistema de pagamento muito utilizado nos cruzeiros é o Cartão de Cruzeiro que se entrega juntamente com a documentação no começo do mesmo. Além de servir para abir o camarote e permitir o desembarque e embarque em cada porto, é nela que se vai realizando todos os encargos a bordo. Ao embarcar, o passageiro facilita um cartão de crédito (não se aceita de débito) para ir carregando os gastos a bordo e por cada compra que se realize durante o cruzeiro é entregue um comprovativo. No último dia passa-se por uma caixa e pagam-se todos os encargos (na moeda oficial a bordo), podendo-se pagar com cartão de crédito (não de débito) como Visa, American Express, etc... que é a forma mais usual (recomenda-se levar um), ou em numerário, normalmente em dólares ou euros.
Alguns cruzeiros oferecem como alternativa realizar um depósito inicial para os gastos a bordo.
Nem todas as companhias contam com métodos similiares de pagamento a bordo, estes podem diferir entre companhias, pelo que deverá informar-se do seu funcionamento ao realizar o embarque. Se necessitar de mais detalhes, consulte com os nossos colaboradores sobre a moeda a levar durante a viagem.
Qual é o idioma oficial a bordo?
O idioma oficial a bordo de um cruzeiro depende da companhia. Por norma algumas das mais habituais:
- Se viajar com Pullmantur, o idioma oficial a bordo é o castelhano.
- Se viajar com Costa Cruzeiros ou MSC Cruzeiros, os idiomas utilizados são o italiano, o inglés, o francês e o alemão, além da assistência em espanhol.
- Se viajar com a NCL, Royal Caribbean, Celebrity Cruises ou Carnival, o idioma oficial a bordo será o inglés.
Na maioria dos cruzeiros que operam pelo Mediterrâneo têm assistência em espanhol para todos os passageiros. No geral, só consiste numa versão resumida do Diário a Bordo, principais anúncios por megafone, menus no restaurante principal, e certas excursões em espanhol. Não obstante, podem variar segundo a companhia, pelo que aconselhamos a consultar com o nosso Departamento de Venda Telefónica.
Como se realiza o check-in online?
O check-in online é um trâmite necessário para poder preparar a documentação do seu cruzeiro. Pode realizá-lo você mesmo diretamente no site da companhia ou, se o desejar, os nossos agentes poderão fazê-lo por si com um custo de 20€ por pessoa.
O check-in online realiza-se na página web da companhia, acedendo com o localizador da sua reserva e os seus dados pessoais. Recorde-se de introduzir todos os dados conforme aparecem no seu passaporte tento em atenção às letras maiúsculas, minúsculas, espeços, etc...
Requisitos habituais para poder realizar o check-in online:
- Deve incluir os nomes completos de todos os passageiros, assim como as suas datas de nascimento e nacionalidade, tal e qual como figura no seu passaporte.
- Deve introduzir uma morada e telefone de contacto.
- Todos os passageiros devem dispor de passaporte (poderá haver excepções, consulte-nos)
Não obstante, recorde-se que estes requisitos podem variar segundo a companhia, pelo que não hesite em informar-se em cada caso.
Devo etiquetar a minha bagagem?
Sim, a sua bagagem deve ser identificada usando as etiquetas de malas que lhe enviaremos juntamente, ou que encontre no momento do check in.com a documentação do seu cruzeiro.
Como se realiza o embarque?
Antes de poder embarcar deverá realizar uma série de trâmites no porto, pelo que deverá chegar entre 3 e 4 horas antes da hora de saída do barco. Aí realizará, entre outras coisas, a entrega da bagagem, identificando a sua mala com o camarote em que vai ficar alojado. A bagagem é entregue aos bagageiros da estação marítima, os quais encarregar-se-ão de transportá-la para bordo. O pessoal do barco irá encarregar-se de subi-las às cabines de modo que os passageiros as encontrarão dentro do seu camarote ou às portas do mesmo um pouco de tempo depois de terem embarcado.
Também, os passageiros têm de realizar o check-in e o controlo de passaportes na estação marítima. O procedimento é muito similar ao check-in de um aeroporto. Uma vez passado o controlo de passaportes (só se pode passar um a fazer o check-in e outro na passadeira), poderá aceder ao barco. Normalmente entrega-se os passaportes ao Intendente, que irá devolvê-lo, segundo a companhia, no final do cruzeiro, ou uma vez comprovado ao princípio do mesmo.
Uma vez embarcados, irá acompanhá-los ao vosso camarote, uma pessoa da tripulação, que vos apresentará a quem será o vosso camareiro, isto é, a pessoa que estará ao seu serviço durante toda a travessia. Ás vezes, se houver muitas pessoas embarcando ao mesmo tempo, simplesmente vos darão as instruções necessárias para chegar ao camarote por vossa conta.
O mais habitual é que à chegada ao seu camarote encontre o chamado "Diário de bordo". Trata-se de um pequeno documento que recolhe os principais eventos programados a bordo para que possa planificar e assim disfrutar de todos os espetáculos e atividades que lhe interessem.
Também lhe recomendamos que passe pelo restaurante para poder planificar ou reconfirmar o seu turno de almoços e jantares, assim como pelo "Posto de Informação" para consultar como funciona a "conta corrente a bordo", como quem diz, a conta onde se irão carregar todas as suas compras e gastos adicionais realizados a bordo durante o cruzeiro.
AH! E não se esqueça que antes de zarpar se realizará um simulacro de evacuação como medida de segurança obrigatória.
Como é o vesturário a bordo?
O vestuário habitual a bordo dos cruzeiros é bem mais informal, roupa cómoda de desporto, embora isto dependa do tipo de barco, estação do ano e, claro, a temperatura média da zona por que vá navegar. Não obstante, durante as noites, é habitual que as companhias ofereçam atividades chamadas como "Jantar do Comandante" ou outros eventos temáticos que possam requerer um vestuário mais formal: Fato para os cavalheiros e vestidos para as senhoras. Nessas ocasiões, o capitão cumprimenta todos os passageiros e isto implica que seja um pouco mais protocolar. De qualquer forma, no Diário de Bordo apenas figura o código de vestuário recomendado para cada dia.
Nos cruzeiros pelo Mediterrâneo e Caraíbas convém levar roupa ligeira e alguma de meia estação para se proteger das mudanças de temperatura e para disfrutar dos passeios noturnos fora do barco. É aconselhável levar roupa de banho e chinelos para aceder à piscina. Para cruzeiros pelo norte da Europa recomenda-se roupa de meia estação com alguns casacos e gabardinas. Por último, recorde-se que nas companhias de gama mais alta pode existir um código de vestuário mais restrito e, no geral, mais elegante.
Também deve ter em conta que durante as excursões que realize em terra é possível que se requeira de um vestuário mais formal no caso de visitar, por exemplo, templos religiosos. O mais habitual é que se exija levar os ombros cobertos e se proíbam também as saias e calções.
Quando devo contratar os pacotes de bebidas, de internet ou as excursões?
Reserve com antecipação estes serviços para beneficiar de um preço mais vantajoso do que que contratá-lo a bordo, com a segurança adicional de ficar sem disponibilidade.
No caso das excursões, recorde-se que é habitual que a reserva seja feita até 20 dias antes da partida do cruzeiro. Contacte connosco para contratá-las assim que possível.
É necessário contratar um seguro de cancelamento ou seguro médico para o meu cruzeiro?
Geralmente, não é obrigatório contratar nenhum seguro, embora nas Viagens El Corte Inglés sempre recomendemos que contes com eles para disfrutar do seu cruzeiro com total segurança. Dispomos de várias modalidades de seguro que inclua coberturas em caso de cancelamento, coberturas para que a tua bagagem, assistência médica, etc... Em caso de dúvida consulte com os nossos agentes para eleger a modalidade que melhor de adapta ao seu cruzeiro.
Não obstante, é possível que algumas ofertas promocionais ou destinos requeiram, excecionalmente, a contratação de certa tipologia de seguros para poder efetuar a reserva. Informe-se sempre das condições particulares.
Tenho de vacinar-me para viajar num cruzeiro?
Depende dos destinos para onde vai navegar. No geral, só os cruzeiros pelo Oceano Indíco precisam de vacinas especiais, concretamente as vacinas contra la febre amarela. Não obstante, recomendamos que se informe com pelo menos 8 semanas antes sobre as vacinas necessárias para o seu cruzeiro consultando com o Portal das Comunidades: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/
Que requisitos de saúde devo ter em conta para viajar num cruzeiro?
Existem algumas circunstâncias e requisitos de saúde que deverá ter em conta na hora de viajar num cruzeiro:
- No geral, as companhias têm restrições de embarque para mulheres grávidas que se encontrem na 24 semana de gravidez ou posterior, pelo que depende de cada companhia. Além disso, há que ter em conta possíveis restrições no caso de ser necessário utilizar um avião para despachar de/para o porto de embarque.
- É importante ter em conta circunstâncias como a altitude das zonas que vá visitar, climatéricas, vacinas ou profilaxias exigidas, no caso de gravidez ou padecimento de determinadas doenças crónicas (alterações na pressão sanguínea, cardiopatias, etc...)
Antes de efetuar a sua reserva de cruzeiro, consulte sempre as condições particulares da companhia sobre este aspecto e, como é óbvio, as recomendações do seu médico.
Debo levar medicamentos?
A maioria dos cruzeiros dispõem de um serviço médico e dos medicamentos mais habituais e solicitados. Não obstante, recomendamos que leve um pequeno boletim com os medicamentos básicos (anti-gripais, anti-diarreicos, analgésicos, anti-pirético, etc...) Se segue algum tipo de tratamento especial, recorde-se que pode não ser simples consegui-lo no estrangeiro, pelo que é melhor que leve suficientes quantidades para toda a viagem. Nestes casos, além doutros, é conveniente levar consigo possíveis exames médicos que justifiquem certos tratamentos, porque alguns medicamentos podem estar submetidos a restrições em determinados países.
Tenha em conta que o Serviço Médico a bordo dos cruzeiros tem um custo adicional elevado, pelo que lhe recomendamos que leve contratado um seguro que cubra a possibilidade de despesas médicas.
Que acontece se sou alérgico a alguma comida ou necessito de alguma comida especial?
Não há problema! Ser alérgico a algum alimento não o impedirá de disfrutar do seu cruzeiro em total segurança. A maior parte das companhias oferecem opções especiais para pessoas alérgicas com alguma classe de intolerância alimentar. Também assegure-se de indicá-lo expressamente ou deixá-lo por escrito no momento de efetuar a reserva de forma a que disponha de margem para transmitir essa circunstância à companhia.
Não será má ideia recordá-lo também ao pessoal da companhia na receção, à sua chegada ao porto, de modo a que tenha presente o mais cedo possível. Inclusivamente, se o desejar, poderá passá-lo ao chefe de sala e verificar que o maitre o tem em conta.
Que outros serviços, incluindo voos, transferes, etc... oferecem as companhias?
Algumas companhias oferecem pacotes englobando voos e transferes (aeroporto - porto - aeroporto).
Se vai precisar de contratar voos e/ou transferes tanto no momento da saída como no regresso, recomendamos que contrate os oferecidos pela companhia com que vai realizar o seu cruzeiro, no caso de os ofereça. Deste modo, a companhia estará ocorrente da situação em todo o momento e, em caso de demoras, poderá oferecer possíveis soluções.
Estes serviços não se confirmam até ter confirmado previamente o cruzeiro e estão sujeitos a disponibilidade por parte da companhia de cruzeiro. Recorde-se que esta classe de voos não permitem realizar o check-in online pois tratam-se de voos charter, pelo que não obterá o cartão de embarque no aeroporto no dia da saída.
Também há que ter em conta que estes serviços, uma vez confirmados, podem ter até 100% de gastos de cancelamento. Alem disso, como em qualquer voo, recomendamos consultar antes da partida por si mesmo se houve alterações aos horários previstos.
Outro dos serviços que oferecem muitas companhias é chamado de "Pack de bebidas". Contrata-o no momento de efetuar uma reserva se deseja obter um melhor preço nas suas bebidas do que adquiri-las diretamente a bordo. Recorde-se de se informar previamente sobre as condições, como por exemplo os produtos incluídos no pack.
Existem serviços a bordo para pessoas com mobilidade reduzida?
É conveniente que esses passageiros viagem acompanhados, quando existirem companhias que oferecem dispositivos especiais a bordo para tornar mais confortável a sua viagem. Recomendamos que, antes de realizar a reserva do seu cruzeiro, contacte com os nossos assessores do Departamento de Venda Telefónica para transmitir as suas necessidades. Eles informá-lo-ão detalhadamente em cada caso.
Em qualquer caso, será necessário indicar esta circunstância na hora de realizar a reserva com o objetivo de ter alguma margem para transmiti-lo à companhia para essa alocar a cabines adaptadas, próximas dos elevadores ou restaurantes, etc...
No caso de pessoas invisuais, há que ter em conta que as maioria das companhias não admitem animais domésticos a bordo.
O que se entende como "cruzeiros fluviais"?
Os cruzeiros fluviais são aqueles que operam ao longo de rios e canais navegáveis, como por exemplo o Rhin, o Danúbio ou o Vouga. Os seus barcos são de menor capacidade que os cruzeiros marítimos (de 65 a 300 passageiros como máximo) o que proporciona alguma vantagens muito apreciadas pelos seus passageiros. Em primeiro lugar, uma menor quantidade de passageiros traduz-se num melhor serviço, mais atenção por parte da tripulação e menos aglomerações na hora de realizar embarques e desembarques. Além disso, os barcos só podem atracar em locais mais perto das cidades visitadas, o que permite chegar até elas mais facilmente e disfrutar melhor do nosso tempo em terra. Por último, esta classe de cruzeiros permite-lhe disfrutar de paisagens e panorâmicas únicas ao longo do seu percurso que não frequentemente inacessíveis para outros meios de transporte.
Em relação aos demais detalhes, não há grandes diferenças com as características dos cruzeiros marítimos, além do menor tamanho dos barcos que condiciona o número e tipo de instalações, serviços e atividades que se oferecem a bordo. Poderemos explicar que um cruzeiro fluvial é como um circuito em autocarro, mas muito mais cómodo, pois o meio de transporte é, por si mesmo, o alojamento.
Como funcionam os turnos de refeições?
Praticamente em todos os barcos existem 2 turnos de jantar (o almoço conta com um horário muito alargado, e que só é oferecido no restaurante buffet), variável em função da companhia:
- Início entre as 18:00 e as 19:30
- Início entre as 20:00 e as 21:30
Os turnos de jantar implicam que se compartilhe a mesa assignada com as mesmas pessoas durante todo o cruzeiro, por isso podes indicar o turno que desejas ao fazer a reserva (pelo que não se garante a sua confirmação antes do embarque), embora as companhias agrupem os passageiros por nacionalidades, para que possam manter conversas no mesmo idioma, etc... E se viajar em casal e se quiser mas intimidade, pergunte se é possível passar para mesas para duas pessoas, ao fazer a reserva.
Os horários restritos de jantar vão-se liberalizando a cada dia mais nas diferentes companhias. Atualmente, algumas companhias oferecem a possibilidade de eleger cada noite uma mesa e um horário para jantar, o restaurante, etc... A esta opção chama-se "turno livre".
Como se realiza o desembarque?
Na última noite do cruzeiro, os passageiros devidamente informados no diário de bordo de todos os detalhes para efetuar o desembarque. A bagagem será depositada na noite anterior ao desembarque, à hora indicada, na porta do seu camarote, corretamente identificado com as etiquetas que previamente encontrará o passageiro na sua cabine. À chegada ao porto, os bagageiros procederão a levar a bagagem à alfândega, onde o cliente fará a o transporte do mesmo. Leve sempre consigo uma pequena bagagem de mão com a sua documentação pessoal, dinheiro e objetos de valor, bilhetes de comboio ou avião, e qualquer possível medicamento que poderá necessitar.
Que tipos de camarotes existem?
Existem vários tipos de camarotes que vão determinar o preço do cruzeiro:
Interiores: Correspondem normalmente as categorias inferiores e só são normalmente os mais económicos. Porém, não dispõem de janela, alguns barcos contam com camarotes interiores que dão para um pátio interno.
Exteriores: Nos barcos mais antigos, só dispõem de um olho de boi para ver o exterior. Nos mais modernos são apenas janelas maiores podendo incluir varanda. Alguns camarotes contam com uma porta corrida transparente que ocupa toda a parede e que tem acesso direto ao terraço.
Exteriores com vista obstruída: São aquelas cabines exteriores que têm uma vista parcial ou totalmente limitada por um bote salva-vidas, parte do barco ou similar.
Suites: Com sala, banheira (em alguns com jacuzzi) y, às vezes, um pequeno terraço. São os alojamentos mais caros do barco. As suites podem alojar mais de duas pessoas, o que faz delas muito populares entre as famílias.
O que é camarote garantido?
Existe um tipo particular de reserva que é a dos camarotes garantidos. Nestas reservas, cujo preço apenas é mais vantajoso, o passageiro não elege o número nem a localização do camarote e só terá acesso ao mesmo no dia do embarque. A reserva garante uma categoria mínima para o camarote assignado, pelo que pode suceder que a companhia assigne finalmente um de categoria superior sem custo adicional.
Não é estranho que muitas ofertas especiais das companhias se realizem com base neste tipo de reservas.